Na era do fax, computador e internet são inúmeras
as maneiras das pessoas se comunicarem de forma rápida e prática, para
qualquer canto do mundo. Mas a principal dificuldade enfrentada não está em
como utilizar a tecnologia, uma vez que o domínio da informática é
praticamente total, e sim em se fazer entender claramente tanto na linguagem
falada como na escrita. Não é só o veículo que usamos para nos comunicar que
conta, mas também a forma, o conteúdo e a linguagem que utilizamos para isso.
Às vezes, conforme o veículo utilizado, o
documento redigido e até as palavras e formas de tratamento usadas não são as
mais indicadas para a situação. Seja um simples bilhete, um email, ou um
documento oficial, o fato é que nem sempre a linguagem corresponde à
formalidade ou informalidade do assunto, ou a estrutura de texto escolhida é
a mais adequada.
Tal como falar, escrever é um recurso que precisa
ser aprendido, e ambos, estão intimamente ligados, pois são atividades que
trabalham com a palavra. O fato de alguém saber ortografia, ou seja, saber
escrever as palavras com pequeno número de erros, não significa que esteja
pronto para escrever qualquer texto.
O treinamento é essencial para o bom desempenho
da escrita.
Todos os grandes escritores afirmam que a leitura
é a base da arte de escrever. Ler é interpretar símbolos gráficos de maneira a
compreendê-los; a leitura, constitui uma das cinco atividades fisiológicas
básicas (pensar, falar, ouvir, escrever e ler). Essas atividades linguísticas
estão relacionadas entre si: o pensamento é expresso pela fala, recebido pela
audição, gravado pela escrita e interpretado pela leitura. Mas apesar desta
relação, escrever e falar exigem técnicas diferentes. Por mais perfeita que
seja, a transcrição da fala para a escrita não consegue fazer com que esta
atinja o colorido da fala.
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Organizando idéias
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Para organizar as ideias, o ideal é esboçar um
roteiro antes de iniciar a redação, como abaixo:
- Escolha do assunto - O tratamento do assunto
depende do objetivo que você deseja alcançar. Não há assunto que não
possa ser abordado de diversas maneiras e sobre o qual não se possa
escrever uma série de prós e contras.
- Lista de ideias - Escolhido a assunto, e
determinado o objetivo, é necessário preparar uma lista de pensamentos,
uma relação de todas as ideias a serem incluídas que tenham relação com
o assunto: fatos, argumentos, citações, comparações, lembretes,
opiniões, exemplos e números.
- Plano - O primeiro passo é
extrair da lista as ideias que parecem mais importantes, seguindo uma
ordem cronológica ou de prioridade, e depois fixar-se naquelas que
deseja aprofundar.
- Esboço - A redação do esboço é
muito importante para registrar, sem a obrigatoriedade do texto final, a
fluência de ideias que podem se perder com a organização imediata. Com o
esquema, é possível reorganizar as ideias, colocando-as na sequência
lógica, gerando uma composição
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